terça-feira, 26 de março de 2013

Continuação dos materiais de apoio - 1º anos A, B e C


O que vocês precisam estudar para a prova:
* Globalização (o que vocês sabem sobre o assunto e o que vocês entenderam através dos textos utilizados em sala de aula)
* Orientação no espaço geográfico (pontos cardeais e colaterais; coordenadas geográficas; escalas e projeções cartográficas)
* Interpretação de mapas (o que eles estão informando; a disposição geográfica dos fenômenos representados; possíveis erros etc)

Façam os exercícios da apostila, leiam os textos e assistam os vídeos. Todos esses materiais servem para ajudá-los a compreender melhor os conteúdos.
Segue abaixo os links de alguns textos e apresentações interativas sobre os conteúdos vistos em sala de aula:

O primeiro deles faz parte do Atlas Escolar do IBGE. O material é muito bom, e fala sobre conceitos da cartografia:
http://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/conceitos-e-tecnicas
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/oquee.swf

O próximo link é do site Mundo Vestibular, são três páginas sobre os diferentes tipos de projeções cartográficas, com várias ilustrações:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/23/3/PROJECOES-CARTOGRAFICAS/Paacutegina3.html

Para finalizar a temática "Orientação no Espaço Geográfico", o link a seguir contém uma explicação bem legal sobre as escalas geográficas, e alguns exercícios para treinar.
http://www.geocotidiano.xpg.com.br/ano1_texto7.html

Por fim...

Mas o  que é essa tal de globalização?

(Por http://vemserovp.wordpress.com/2011/03/25/o-ser-adolescente-em-um-mundo-globalizado/)

A globalização gera mudanças cognitivas, que se expressam em uma conscientização popular crescente do modo como os acontecimentos distantes podem afetar os destinos locais (e vice-versa), bem como em percepções públicas da redução do tempo e do espaço geográfico. Denota a escala crescente, a magnitude progressiva, a aceleração e o aprofundamento do impacto dos fluxos e padrões inter-regionais de interação social. É uma mudança ou transformação na escala da organização social que liga comunidades distantes e amplia o alcance das relações do poder nas grandes regiões e continentes do mundo.Neste contexto, o indivíduo se vê sujeito a um sistema ideológico tecido ao redor do consumo e da informação ideologizados e estes acabam por ser o motor de ações públicas e privadas. A televisão assume o papel de principal agente comunicador – ideológico, chegando a quase todos os lares ao redor do globo, controlada por peritos em mídia e cultura que trabalham para as grandes corporações internacionais, criando e reproduzindo representações sociais.É a partir dessa generalização e dessa coisificação da ideologia que, de um lado, se multiplicam as percepções fragmentadas e de outro, pode estabelecer-se um discurso único do “mundo”, com implicações na produção e nas visões da história contemporânea, na cultura de massa e no mercado global.

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