terça-feira, 26 de março de 2013

Continuação dos conteúdos para o 3º ano A

Boa tarde, 3ºA!

Vamos lá... estou enviando links de alguns sites e blogs que trazem informações muito relevantes sobre o que estamos vendo nas aulas.

http://pressroom.ipc-undp.org/metodologia-do-banco-mundial-questionada/?lang=pt-br
O primeiro site traz uma reportagem sobre a "Metodologia do Banco Mundial questionada", isto é: será que os critérios utilizados pelo Banco Mundial para classificar e REGIONALIZAR os países, de acordo com o PNB per capita, realmente mostram a situação real dessas nações?
Leiam a reportagem e façam uma reflexão acerca da tabela "Banco Mundial: classificação das economias, 2008" da página 06 (Caderno do Aluno).

A segunda sugestão de leitura é do blog "Geografia - profa. Celina"
http://professoracelinammr.blogspot.com.br/2011/03/textos-para-3a-serie-ensino-medio-1o.html
Os textos utilizados nesse blog foram adaptados do "Programa São Paulo Faz Escola", ou seja, dos caderninhos que vocês utilizam na escola. São textos bastante sucintos, mas que podem ajudá-los a estudar e responder os exercícios que eu deixei como tarefa para a próxima aula.

Por fim, segue abaixo um resumo baseado no livro "Projeto Araribá - 8º ano" (2007) sobre a Regionalização mundial de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O IDH é um indicador criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente todos os países. Em sua composição consideram-se o PIB per capita, a expectativa de vida e os níveis de alfabetização.
O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais PRÓXIMO DE 1 é o índice, MAIOR o desenvolvimento humano (nota minha: será?? Pensem nisso...). Há três níveis de classificação:
*Alto desenvolvimento humano - IDH igual ou maior que 0,800;
*Médio desenvolvimento humano - IDH entre 0,500 e 0,799;
*Baixo desenvolvimento humano - IDH abaixo de 0,500.

(Nota minha: observem a tabela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de classificação do IDH (página 11, caderno do aluno). Em 2007 foi criada a categoria "Muito Elevado" para países com IDH entre 0,900 a 1,000).

Algumas considerações sobre o conceito de desenvolvimento humano:
A ideia de desenvolvimento humano ficou muito associada ao IDH. Infelizmente, esse índice reforça uma interpretação simplificada do conceito de desenvolvimento humano, relacionando-o apenas à expansão da escolarização, da saúde, da expectativa de vida e ao aumento da renda per capita.
Na verdade, o conceito de desenvolvimento humano envolve também as liberdades políticas, a participação na vida das comunidades e a segurança física das pessoas, pois esses direitos são tão importantes quanto saber ler e gozar de boa saúde.
Para existir o pleno desenvolvimento humano nas nações, é necessário haver, além das transformações econômicas, mudanças sociais contínuas e profundas.

Na próxima postagem enviarei uma lista de exercícios.
Bons estudos!!





Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina

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