domingo, 24 de março de 2013

Conteúdo para prova - 3º ano A - "E.E. Tancredo do Amaral"

Atenção galera do 3º ano A!
Vocês devem estudar:
* Regionalização do espaço mundial (tipos de critérios para regionalização do espaço)
* Regionalização de acordo com a classificação das economias do Banco Mundial (2008)
* Regionalização do mundo em Norte e Sul
* Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (indicadores sociais, regiões da ONU, ranking mundial, etc.)

Segue abaixo a primeira parte dos conteúdos da nossa prova bimestral:

Regionalização do espaço mundial (SEE, 2009)

Diferenciar critérios de regionalização é um passo importante para a compreensão do espaço mundial. Por ser diferenciado em função da variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação etc.) e das sociedades (produção de riquezas, culturas etc, o espaço geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos em regiões ou grupos de países levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas conforme um critério específico.
Qualquer conjunto de informações é seletivo e, portanto, não dá conta de mostrar todos os aspectos da realidade. Isso quer dizer que em determinado mapa apenas alguns fatos são mostrados, e isso por uma razão muito simples: é impossível representar tudo o que existe em uma área, principalmente em uma imensa região ou em todo o globo. A seguir, observe diferentes formas e critérios de representação do mundo:


O espaço geográfico é um espaço diferenciado em virtude, principalmente, da variedade de elementos da natureza e das sociedades. Regionalizá-lo, portanto, significa dividi-lo em regiões ou grupos de países, levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas, baseando-se, para tanto e principalmente, nas variedades paisagísticas naturais ou na organização socioeconômica. Isso vale também para pequenos espaços, como um bairro, dividindo-o em áreas residenciais, comerciais e industriais, por exemplo.

3 comentários:

E aí, o que achou?